No setor logístico, existem diferentes tipos de terceirização. Há empresas, por exemplo, que não realizam nenhum tipo, deixando para realizar o trabalho todo internamente. Não necessariamente todo tipo de terceirização pode ser o ideal para a sua empresa. O ideal é entender os níveis, a complexidade da sua cadeia de suprimentos e avaliar o que seria mais indicado. O modelo 4PL é um deles, e há muita confusão no que se refere aos demais níveis, especialmente o 3PL.

Com isso, elaboramos este material para que você entenda do que se trata, quais são os diferenciais e quais são as características de empresas que adotam esse tipo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o modelo 4PL?

Primeiro, é importante entendermos do que se trata o PL, uma vez que existem níveis de terceirização como o 1PL, 2PL, 3PL e o 5PL. L é a inicial para logísticaenquanto P é a inicial de posição. O número se refere justamente ao nível de terceirização que o negócio se encontra, uma vez que vai depender das necessidades da empresa e também de como é a cadeia de suprimentos do negócio.

O 4PL é, então, o quarto nível. Ele vai representar o gestor da cadeia de suprimentos. Nesse caso, a empresa terceiriza praticamente todas (senão todas) as atividades logísticas e também as etapas que envolvem a cadeia de suprimentos da empresa.

Nesse caso, o negócio vai gerenciar a cadeia de suprimentos de maneira mais estratégica, uma vez que os diferentes tipos de fornecedores contratados realizam o trabalho bruto, o que garante amplas possibilidades para que a equipe foque no que é mais importante para a empresa.

Hoje, também é conhecido como o fornecedor líder de logística, uma vez que monitora os diferentes processos e mantém contato com os demais integrantes da cadeia produtiva.

Qual a diferença entre o modelo 3PL e 4PL?

Como abordamos, há uma certa confusão no que se refere aos modelos 3PL e 4PL. Afinal, ambos terceirizam diferentes tipos de serviços dentro de uma cadeia produtiva, como transporte, agenciamento alfandegário, entre outros. No entanto, no 3PL conta com um profissional que vai exercer uma função mais voltada para a operação logística, enquanto o 4PL terá uma visão mais abrangente de todo o processo.

Sendo assim, no 4PL o profissional vai desenvolver atividades mais integradas entre as áreas da empresa e entre os fornecedores. Para isso, muitas vezes é preciso contar com o suporte de ferramentas e de tecnologias, pois realizar esse desempenho de forma manual vai impedir que todo esse entendimento seja de fato de acordo com a realidade.

Porém, mesmo com funções distintas, o trabalho do gestor da cadeia de suprimentos é articulado com o operador logístico, uma vez que se torna necessário para que as funções de toda a equipe e das empresas contratadas funcionem de acordo com o esperado e as entregas sejam feitas dentro do padrão estabelecido.

Quais os diferenciais de contar com o 4PL?

A seguir, selecionamos alguns dos principais diferenciais usufruídos por empresas que contam com a contratação de um gestor da cadeia de suprimentos.

Mais valor à organização

O primeiro deles se refere ao valor gerado para a organização. Quando há a presença de um gestor da cadeia de suprimentos, ele tem uma visão ampla sobre todos os processos do negócio, todas as etapas logísticas e trabalha para a integração entre elas.

Nesse sentido, ele tem o entendimento sobre as melhorias necessárias que devem ser implementadas em diferentes setores, quais são as ferramentas que auxiliariam no trabalho, além de conferir como é o resultado do negócio oriundo de sua atuação.

Identificação e correção de falhas

Muitas vezes, o negócio corre riscos de gerar insatisfação ao cliente por falhas nas etapas da cadeia produtiva. Com um gestor à frente de todos os processos, há a oportunidade de identificá-las e corrigi-las de forma proativa em vez de reativa.

Além disso, contará com as melhores soluções do mercado para facilitar e automatizar processos, contribuindo para que a empresa tenha ganhos como:

  • redução de custos, justamente por entender quais são os gaps e corrigi-los sem que isso impacte a cadeia de suprimentos ou gere desperdícios;
  • maior eficiência nas tomadas de decisão, pois contará com relatórios com dados completos do negócio e de suas diferentes etapas;
  • redução de erros nas mais diversas frentes do negócio;
  • aumento da produtividade de toda a equipe, o que também impacta na motivação de profissionais;
  • centralização das informações em ferramentas, o que garante que todos os dados sejam analisados e observados de acordo com as necessidades do negócio.

Profissionais com outros conhecimentos além da logística

Um gestor da cadeia logística não conta apenas com conhecimentos específicos dessa área. Foi necessário que essas pessoas se capacitassem e se especializassem em outras frentes, uma vez que a tomada de decisões impacta toda a empresa e pode refletir nos resultados gerados.

Nesse sentido, uma pessoa para esse cargo tem a oportunidade de trazer seus conhecimentos sobre Legislação Tributária, Economia, entre outros tópicos relevantes para os bons resultados de uma organização, o que traz oportunidades para o negócio e reflete na segurança da empresa quanto aos seus números.

Mais parcerias geradas

Por fim, destaca-se que o modelo 4PL contribui para que haja mais parcerias geradas, uma vez que se torna necessária a contratação de profissionais e empresas, exigindo uma excelente gestão de fornecedores. Entre os diferenciais que isso traz para a empresa, destacamos especialmente:

  • melhor qualidade dos contratos firmados, uma vez que há um estudo e análise sempre que uma empresa é contratada;
  • parcerias com um bom custo-benefício, sendo mais um impacto para as finanças do negócio;
  • redução de perdas da empresa, pois vai contar com insumos de qualidade;
  • melhoria progressiva no que diz respeito aos fornecimentos do negócio;
  • aumento das vendas, pois impacta na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre o que é o 4PL, sua diferença para o 3PL e os diferenciais desse nível de terceirização. Como vimos, o negócio contará com um gestor que tenha visão ampla da empresa, contando com especificidades que impactam todas as frentes.

Se você gostou do material e deseja entender mais sobre um software para a logística, continue no blog e acompanhe nosso conteúdo!