Últimas atualizações
Blog
o que é, como cobrar e qual a diferença de frete
Todo mundo já precisou fazer algum tipo de serviço que precisou contratar um frete, não é mesmo? Esse tipo de serviço é essencial em mudanças, por exemplo. E, nesses momentos, é bom considerar as opções disponíveis.
Por exemplo, quando se tem poucos volumes a serem transportados, há opções de frete que são diferentes da empresa de mudanças comuns. Uma dessas é o carreto. Você já ouviu falar nessa opção?
No presente texto, vamos explicar tudo sobre o que é carreto, sua diferença para um frete comum e as vantagens desse serviço. Quer saber mais? Siga com a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é carreto?
Antes de mais nada, é necessário falar mais sobre o que é carreto. Esse serviço é um tipo de transporte que, geralmente, é realizado por profissionais independentes ou autônomos, no último caso autorizados. Pode haver também pequenas empresas que prestam esse tipo de serviço.
As mudanças ou fretes são feitos por conta da característica do serviço, entre municípios próximos e para objetos menores. Por isso, o carreto pode oferecer um custo mais em conta para quem contrata. O valor é cobrado de forma fixa, em cima do que é transportado. Isso torna o serviço mais acessível.
Outro aspecto que faz do carreto um serviço bastante acessível é o fato de não precisar de ajudantes ou carregadores, ao contrário de fretes comuns. É preciso apenas de um motorista. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre as diferenças do carreto para o frete.
Como é cobrado o carreto?
A resposta é: depende. Assim como em fretes convencionais, os carretos devem ser cobrados levando em consideração diversos aspectos como: distância, peso e dimensões da mercadoria, dificuldade de acesso, carga e descarga.
Geralmente o cálculo é realizado de acordo com a distância percorrida considerando um valor X para o quilometro percorrido.
Por exemplo: um frete de um item pesado, que precisa ser entregue em um apartamento no segundo andar que não tem elevador, o valor pode ser mais caro devido ao grau de esforço necessário para realizar a entrega.
Dicas para quem quer começar a fazer carretos
Reunimos algumas dicas que podem te ajudar caso esteja pensando em começar a fazer carretos:
- Defina seu foco: comece definindo o foco do seu negócio que pode ser o transporte com um veículo pequeno para começar;
- Comece aos poucos: você não precisa de um carro novo para começar, pode comprar um veículo mais antigo e ir evoluindo aos poucos para melhorar seu serviço;
- Construa sua carteira de clientes: divulgue seu trabalho nas redes sociais e preste um bom trabalho para que as pessoas indiquem os seus serviços;
- Orce seu faturamento: depois de já ter sua carteira de clientes, realize um orçamento de seu faturamento mensal, defina seu salário e construa uma reserva para possíveis eventualidades;
- Mantenha seu carro limpo: seu carro é sua empresa, então lembre-se de mantê-lo limpo e arrumado.
Oportunidades de negócio
- Pessoas que compram e vendem móveis por aplicativos e precisam de carretos pequenos
- Muitas pessoas doam móveis usados para instituições de caridade e precisam de um carreto perto
- Móveis estragados que vão para descarte
Área de atuação
A área de atuação não se resume apenas a mudanças. Empresas podem precisar de carretos pequenos para transportar cargas menores.
A vantagem de trabalhar com essas empresas é que a maioria delas possui empilhadeiras, o que facilita o trabalho já que não é necessário usar o serviço braçal para carregar e descarregar.
Entretanto, trabalhar com empresas envolve um pouco mais de burocracia, como precisar esperar para realizar o carregamento.
É possível viver de carreto?
Há quem diga que o lucro de fazer carretos de mudança, ou com veículos menores pode ser maior do que utilizar veículos maiores, uma vez que o veículo pequeno é mais fácil de manter, dá menos gastos.
Com organização, disciplina e esforço é totalmente possível viver apenas com a renda de carretos pequenos na própria cidade ou em cidades vizinhas.
O que é frete?
Agora que você já sabe o que é correto, vamos além. Vamos falar um pouco sobre o frete que todo mundo já conhece, comparando seus serviços com o carreto.
O frete é a prática de se alugar um meio de transporte para objetos, normalmente usado para mudanças ou transporte de objetos pesados.
Entretanto, nos dias de hoje, o termo tem sido cada vez mais utilizado como sinônimo de comodidade, com o surgimento de inovações tecnológicas no sentido de “peça em casa”.
O frete tem algumas formas de ser executado. Ele pode ser feito por meio das rodovias, pela via marítima, ferroviária ou até mesma aérea.
É claro que o preço varia de acordo com o modo e a distância. Vale ressaltar que, no frete, quem contrata tem o papel de fazer o desmonte e embalagem de objetos. A empresa, por sua vez, faz o transporte com ajudantes.
Portanto, nessa modalidade de entregas, é mais cômodo para o contratante utilizar os seus serviços. Seu único trabalho será o de embalar os itens, deixando todo o trabalho restante para a equipe.
Qual é a diferença de carreto para frete?
A seguir, perceba as maiores diferenças entre o carreto e frete comum. Confira:
- Carregamento da mercadoria: no carreto, o carregamento é por conta do contratante, enquanto no frete, na maioria das vezes existem ajudantes que carregam o veículo;
- Responsabilidade: neste aspecto no carreto, o profissional ou empresa não tem responsabilidade fazer o carregamento dos produtos, enquanto no frete, carregar o veículo faz parte do contrato
- Valentia: geralmente o frete costuma ser mais caro que o carreto, justamente por envolver ajudantes;
- Transporte: no carreto, geralmente são utilizados pequenos caminhões, pick ups ou vans. Já no frete, diferentes veículos para suprir as necessidades da pessoa contratante. Afinal de contas, são cargas maiores e podem ser enviadas pelas mais diversas formas.
- Modalidade da prestação: de maneira geral, podemos dizer que o carreto é um serviço mais utilizado em região metropolitana ou em curta distância dentro da mesma cidade, enquanto o frete cobre todos os tipos de entrega;
- Carga: outra diferença entre carreto e frete são as mercadorias transportadas. O carreto é muito usado em mudanças e transporte de móveis, enquanto o frete pode se estender a todos os tipos de mercadorias.
Quais são as vantagens do carreto?
O que é o carreto você já sabe. Mas, afinal de contas, qual é a vantagem de utilizar esse serviço? É sobre isso que vamos falar adiante.
Inicialmente, se vê fatores como o preço. Realmente, é muito mais em conta contratar o carreto do que uma opção comum de frete. E isso faz bastante diferença para quem precisa economizar por conta de mudança de casa, ou por qualquer outro motivo.
Outro aspecto do carreto é que ele é bastante informal, não precisando de nada mais além de o motorista e o veículo para a realização do serviço. Apesar disso, é bom procurar serviços que tenham a regularização pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
A simplicidade e o bom preço do carreto é o que atrai bastante gente a procurar esse tipo de serviço. Afinal, nem sempre precisamos de serviços de frete com ajudantes ou excessivamente caros para realizar um transporte.
Na maioria das vezes, as pessoas procuram algo simples e que atenda às suas necessidades sem demais dores de cabeça. Por conta disso, o carreto sai na frente.
Por ser um assunto importante e que gera muitas dúvidas, preparamos um vídeo para explicar quais são as diferenças entre carreto e frete. Para assistir, basta reproduzir o player abaixo:
(vídeo)
Neste post, você pode ver o que é carreto, como fazer o cálculo da cobrança, as diferenças entre carreto e frete e as vantagens desta modalidade.
Se você deseja saber mais sobre assuntos relacionados a este, nos siga nas redes sociais, InstagramLinkedIn, YouTube e TikTok.