O pneu remold, ou ainda remoldado, é um tipo de pneu que já foi utilizado anteriormente e foi reaproveitado. Ele é uma opção mais barata e ecológica, principalmente para as transportadoras, que costumam ter custos altos com pneus.

Mas será que este tipo de pneu vale a pena? Quais são os riscos de usar um pneu como este? Para responder estas e outras perguntas, escrevemos este texto, acompanhe a leitura!

O que é pneu remold?

O pneu remold (ou remoldado) é um tipo de pneu reciclado. Ele é feito a partir de um pneu usado, cujo desgaste já atingiu um limite, mas sua carcaça ainda está em boas condições. O processo de remodelagem envolve a retirada da borracha desgastada da banda de rodagem (a parte que toca o chão) e a aplicação de uma nova camada de borracha sobre essa estrutura, restaurando a aparência e a funcionalidade do pneu.

Como é fabricado o pneu remold?

Para que você possa entender melhor como o pneu remold é fabricado, precisa antes verificar alguns termos que fazem par

  • Banda de rodagem: é parte do pneu que fica em contato com o chão. Ela possui sulcos que são determinantes da aderência do pneu e também responsáveis por desviar a agua da via e evitar que o veículo derrape;
  • Ombros: são os “cantos” do pneu, que dão estabilidade nas curvas e por isso possuem uma camada de borracha reforçada para dar sustentação;
  • Lateral: é responsável por amortecer irregularidades da estrada, possuindo uma borracha mais flexível em relação as outras partes do pneu.

Etapas do processo de fabricação dos pneus remold

O processo de fabricação do pneu remold pode variar de acordo com o fabricante, mas de forma geral, sempre ocorrem

Raspagem

Após a seleção, a parte desgastada do pneu, especialmente a banda de rodagem (parte que entra em contato com o solo), é raspada. Esse processo remove toda a borracha velha, deixando apenas a carcaça exposta

Aplicação da borracha

Uma nova camada de borracha é aplicada na carcaça raspada. Essa borracha nova cobre toda a superfície externa, incluindo a banda de rodagem e os ombros do pneu.

Prensagem e vulcanização

O pneu com a nova camada de borracha é colocado em um molde que tem o formato e os sulcos desejados. Dentro desse molde, o pneu é submetido a pressão e calor em uma autoclave (equipamento de vulcanização), que funde a nova borracha à carcaça original e dá ao pneu seu formato e padrão de sulco final.

Durante o processo de vulcanização, o pneu é aquecido em alta temperatura, o que garante que a nova borracha se una perfeitamente à carcaça e adquira as propriedades necessárias de resistência e elasticidade.

Inspeção

Após a vulcanização, o pneu remoldado passa por uma inspeção final para verificar a qualidade da construção e garantir que ele esteja dentro das normas de segurança e durabilidade exigidas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Quais são as vantagens e desvantagens do pneu remold?

O pneu remold apresenta vantagens e desvantagens, que podem ser importantes para quem deseja fazer uma escolha consciente. Vamos analisar ambos os lados:

Vantagens

Custo mais baixo

Uma das principais vantagens do pneu remold é o preço mais acessível em comparação com pneus novos. Por ser um pneu reciclado, o custo de produção é menor, o que se reflete no valor final.

Sustentabilidade

O pneu remold é uma opção ecológica, pois reutiliza pneus usados, contribuindo para a redução de resíduos e para a preservação do meio ambiente. Esse processo diminui a quantidade de pneus descartados de forma inadequada, que podem demorar centenas de anos para se decompor.

Desempenho similar ao de pneus novos

Quando fabricado corretamente e de acordo com normas de qualidade, um pneu remold pode oferecer um desempenho satisfatório para uso em veículos, principalmente em situações de uso regular e não extremo.

Conformidade com normas de segurança

No Brasil, pneus remoldados precisam seguir normas estabelecidas pelo INMETRO. Isso garante que os pneus ofereçam um nível mínimo de qualidade e segurança.

Desvantagens

Durabilidade inferior

Em geral, pneus remoldados têm uma vida útil menor em comparação a pneus novos, já que a carcaça original já foi usada. Isso pode resultar em uma necessidade de troca mais frequente.

Desempenho em condições extremas

Pneus remold não costumam ter o mesmo desempenho que pneus novos em situações de alta exigência, como em pistas de alta velocidade, em estradas muito esburacadas ou em condições climáticas adversas (chuva intensa, lama, etc.).

Possibilidade de variação na qualidade

A qualidade do pneu remold pode variar muito entre fabricantes. Se o processo de remodelagem não for realizado corretamente, o pneu pode não apresentar a mesma segurança e confiabilidade de um pneu novo ou mesmo de um remold feito por uma empresa de qualidade.

Resistência ao calor e carga

Por terem passado por um processo de desgaste e renovação, os pneus remold podem ter uma resistência menor ao calor, à carga e à pressão elevada, o que pode ser um problema em longas viagens ou para veículos pesados.

Desgaste mais rápido

Por conta das condições da carcaça e do material renovado, o pneu remold tende a se desgastar mais rapidamente, especialmente em veículos que percorrem grandes distâncias ou enfrentam condições adversas.

Dúvidas comuns

Quais pneus podem ser remoldados?

Não podem ser remoldados os seguintes pneus:

  • Pneus de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos;
  • Pneus que já tenham passado pelo processo de remodelagem.

Via de regra, podem ser remoldados aqueles pneus que estiverem como a carcaça preservada, sem deformações ou qualquer outro tipo de defeito na estrutura.

Qual a diferença do pneu remold para o pneu recauchutado ou encapado?

A diferença entre pneu remold e pneu recauchutado (também conhecido como pneu encapado) está no processo de reforma que cada um deles passa e na extensão da borracha que é substituída.

Pneu remold é permitido por lei?

Como vimos anteriormente, no pneu remold, toda a borracha externa do pneu é removida e substituída por uma nova camada. Isso inclui não apenas a banda de rodagem (a parte que entra em contato com o solo), mas também as laterais do pneu.

Já no pneu recauchutado (ou recapado), apenas a banda de rodagem é substituída. A lateral do pneu permanece a mesma, sendo reaproveitada a borracha que ainda está em boas condições.

Quanto tempo dura um pneu remold?

A durabilidade do pneu remold pode variar bastante de acordo com a fabricação. Para se ter uma ideia, a variação fica em torno de 20 mil a 60 mil quilômetros rodados.

Pneu remold é bom e seguro de verdade?

O pneu remold é seguro para velocidades até 80 km/h, ou seja, é mais utilizado em perímetro urbano e na pista seca.

Não é seguro viajar com pneus remoldados devido aos mesmos serem mais ineficientes em frenagens, o que pode colocar em risco o motorista e outros envolvidos em caso de situações de emergência.

Como realizar uma gestão de pneus adequada?

O que podemos concluir com este conteúdo é que os pneus remold são uma alternativa para economizar dinheiro, visto que em alguns casos podem gerar um bom custo benefício.

Outra forma de economizar com pneus é realizar o controle deste ativo. Controlar recapes, rodízios, trocas e outros tipos de operações pode fazer com que você tenha uma visão mais clara deste aspecto em sua transportadora.

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