Calcular a cubagem de carga é indispensável para propor um frete justo aos clientes, mas também competitivo. É um conceito comum na logística, especialmente quando o assunto é o cálculo do valor do frete.

Isso acontece porque não é apenas o peso de uma mercadoria que define quanto será cobrado, mas uma combinação de fatores que inclui as dimensões e a área ocupada em um veículo.

No entanto, muitas pessoas ainda ficam na dúvida sobre a aplicação desse conceito e a diferença entre ele e expressões como peso cubado ou até mesmo fator de cubagem. Para entender melhor cada uma dessas definições e sua importância para a gestão do transporte, continue a leitura!

Ao final, você poderá testar também a nossa “Calculadora de Cubagem” e ver como esse cálculo se aplica a diferentes tipos de medidas.

O que é cubagem de carga?

O termo cubagem está relacionado à noção de um cubo que, de acordo com as leis da física, tem seu volume determinado pela seguinte fórmula:

  • Volume = Comprimento x Altura x Largura

Então, de modo geral, a cubagem é estabelecida justamente com o resultado desse cálculo, que indica o volume que uma carga ocupará em um caminhão. Acompanhe o exemplo:

  • uma caixa tem 2 metros de altura, 1 m de largura e 1,5 m de comprimento;
  • segundo a fórmula, temos: 2 m x 1 m x 1,50 m = 3 m³;
  • dessa forma, 3 m³ é o volume do objeto e a superfície total que ele vai tomar em um caminhão.

Todavia, no universo logístico, o conceito de cubagem é um pouco mais amplo, pois ele é usado para estipular a relação entre o peso de uma mercadoria totalmente embalada e pronta para o envio com o espaço que ela preenche no veículo.

Por isso, para completar essa conta, é preciso considerar também o fator de cubagem — sobre o qual falaremos adiante. Em suma, tal matemática é necessária para que todo o espaço físico e capacidade de peso de uma frota sejam bem aproveitados.

O que é Fator de cubagem?

É uma constante, um número que define, em média, qual seria a cubagem ideal (relação entre peso e volume) de uma carga. O seu valor equivale a um metro cúbico (1 m³) do espaço do veículo usado para a movimentação.

Como cada modal apresenta cargas e capacidades diferentes, as grandezas frequentemente adotadas são:

Vale notar que tais números são estimativas muito comuns, mas não formam uma regra. Tanto que as transportadoras atuantes com cargas fracionadas optam por um valor menor para calcular o seu frete.

Como elas distribuem vários tipos de mercadoria — com pesos e volumes distintos —, muitas vezes não é possível preencher os 300 kg/m³ do veículo escolhido. Nessas situações, é possível considerar entre 200 e 250 kg/m³.

Por que o fator de cubagem é 300 no transporte rodoviário?

O fator de cubagem de 300 no transporte rodoviário de cargas no Brasil é utilizado como um padrão para relacionar o volume da mercadoria ao peso transportado.

Esse valor foi definido com base em uma convenção do setor de transportes para refletir o equilíbrio entre o espaço que uma carga ocupa e o peso que essa carga representa em termos de capacidade do veículo.

Primeiramente, foi considerada a capacidade de carga dos veículos. No transporte rodoviário, o espaço disponível nos caminhões e o peso total que eles podem carregar são limitados.

Cargas volumosas, mas leves, ocupam grande parte do espaço no veículo, impedindo o transporte de outras mercadorias, mesmo que o peso total não tenha sido atingido. O fator de cubagem permite que o espaço ocupado por essas mercadorias seja contabilizado de forma justa.

Assim sendo, a escolha do fator 300 visa a um equilíbrio entre o volume e o peso de mercadorias comuns.

Um fator de cubagem muito alto (por exemplo, 500) resultaria em um peso cubado muito elevado, penalizando mercadorias volumosas e leves, enquanto um fator muito baixo subestimaria o peso equivalente de mercadorias volumosas.

Qual é a diferença entre volume, cubagem e peso cubado?

Como já adiantamos, esses três termos têm diferenças, porém eles se complementam para otimizar o transporte de mercadorias e o processo de precificação do frete. Para que não restem dúvidas, entenda quais são as características de cada conceito.

Volume

Refere-se ao espaço que uma carga ocupa. É calculado em metros cúbicos (m³) e obtido multiplicando as três dimensões da carga (comprimento x largura x altura). O volume é importante para verificar o espaço físico necessário no veículo para transportar a carga.

Cubagem

Como falamos anteriormente, a cubagem é o processo de converter o volume físico de uma carga em um valor equivalente de peso, usando uma fórmula que leva em consideração a densidade da mercadoria.

peso cúbico

O peso cubado representa uma unidade de peso (em kg) calculada ao considerar o volume que uma carga ocupa em um veículo. Essa variável é aplicada para determinar o frete peso, que consiste em comparar o peso físico de uma mercadoria e seu peso cubado.

O valor final é feito com base no maior resultado. Conheça a fórmula e um exemplo do cálculo:

  • peso cubado = Comprimento x Largura x Altura x Fator de cubagem;
  • uma caixa com as dimensões de 80 cm x 60 cm x 30 cm tem o seguinte peso cubado: 0,80 x 0,60 x 0,30 x 300 (fator cubagem padrão) = 43,2 kg.

Cabe ressaltar aqui que, para otimizar a conta, é necessário nivelar as unidades de medida, isto é, transformar as dimensões em metros antes de inseri-las na fórmula.

Se esse peso cubado de 43,2 KG for maior que o peso real da caixa, para a transportadora será mais eficiente usar o peso cubado para calcular o valor final do frete.

Estes três parâmetros garantem que cargas volumosas, mas leves, não sejam cobradas injustamente apenas pelo peso físico, já que ocupam mais espaço no veículo.

Como é feito o cálculo de cubagem?

Vamos considerar um exemplo para efetivar o cálculo da cubagem, vamos usar o transporte de mudança. Considere um caminhão baú trucado, que tem capacidade para transportar 15 toneladas. As dimensões do baú são:

  • profundidade: 8,00 metros.

O caminhão conta com um volume de 60 m³. Será preciso transportar uma mudança em que a soma do peso dos móveis e eletrodomésticos é de 2 toneladas. No total, os objetos ocupam 50 metros cúbicos.

Considerando que o caminhão suporta 15 toneladas, será que o certo seria cobrar apenas o valor referente a 2 toneladas, mesmo com uma ocupação de 83,3% do volume total do veículo? Com o cálculo, é possível redimensionar o peso ideal para a cobrança.

Primeiro, descubra quanto quilos por metro cúbico o caminhão pode carregar, usando a fórmula:

capacidade por metro cúbico = peso total que pode ser carregado (kg) / espaço total que pode ser ocupado (m³)

capacidade por metro cúbico = 15.000 / 60 = 250 kg/m³

Vemos que a capacidade por metro cúbico corresponde ao fator de cubagem. Nesse caso, o fator de cubagem foi de 250 kg/m³.

Agora, vamos multiplicar esse resultado pelo volume total ocupado pelos objetos da mudança:

250 x 50 = 12.500 kg

12.500 kg é o peso cubado. É mais justo calcular o frete cobrando o peso cubado (12.500 quilos) do que o peso físico (2.000 quilos), não acha?

Calculadora de Cubagem

Agora que você já sabe os conceitos por trás de Cubagem, Fator de Cubagem e Peso Cubado, podemos então realizar os cálculos referentes à sua carga!

Para te auxiliar com isso, elaboramos uma Calculadora de Cubagem, que mostra o resultado do Peso Cubado e da Cubagem da carga, confira abaixo:

Qual a importância da cubagem para o transporte de cargas?

O objetivo da cubagem é ajudar empresas a aprimorarem o carregamento e a distribuição de cargas e se planejarem financeiramente para tornar a precificação a mais justa possível.

Um exemplo clássico para entender o papel dessa métrica é a comparação entre movimentar 10 toneladas de algodão ou 10 toneladas de metal.

Conduzir essa quantidade de algodão, por ele ser muito leve, não seria uma tarefa fácil: 10 toneladas representam um volume enorme desse material e, para cumprir o trabalho, vários caminhões seriam necessários — o que não é vantajoso para a transportadora, já que a capacidade de carga do veículo é mal aproveitada nesse cenário.

Por outro lado, lidar com mercadorias muito pequenas, mas bastante pesadas, como seria no caso da tonelada de metal, pode comprometer o limite de peso do veículo, sem que se usufrua o espaço interno.

Dessa maneira, a cubagem propicia que a capacidade de carga e a superfície disponível sejam igualmente bem aplicadas, visando o equilíbrio entre peso físico e espaço.

Consequentemente, os envios são consolidados de forma eficaz, evitando situações de riscocomo sobrepeso e ociosidade, que promovem o desperdício e o aumento dos gastos operacionais.

Com a cubagem de carga ainda é possível:

  • evitar o aumento de custos operacionais, devido ao aproveitamento completo do veículo, isso evita uma quantidade exagerada de viagens;
  • otimizar o emprego dos paletes, colocando mercadorias mais pesadas em baixo;
  • melhorar as separações, ao constatar, por exemplo, os produtos que podem ser separados ou não;
  • facilitar a organização na armazenagemimplementando prateleiras de tamanhos apropriados, por exemplo;
  • planejar com maior eficiência o armazenamento, ao colocar mercadorias mais pesadas mais perto de docas de saída.

Você pode conferir como é feito o cálculo de cubagem na prática em nosso Canal do YouTube. Confira:

Como a cubagem interfere no valor do frete?

Como vimos, basear a cobrança somente de acordo com as dimensões de uma carga ou seu peso pode resultar em um valor inadequado. Por isso, a cubagem e o peso cubado são variáveis cruciais para elaborar uma precificação correta.

Voltando ao conceito de frete peso, conforme mencionamos, ele é uma forma de calcular a cobrança de envios contrastando o peso físico e o cubado.

Assim, retomando o último exemplo que demos, o resultado do peso cubado da caixa foi de 43,2 kg. Caso seu peso físico real fosse 10kg, prevaleceria o maior número para a cotação do frete. O contrário também acontece: um volume pequeno tem um peso cubado de 4 kg.

No entanto, seu peso bruto é de 18 kg — este último fator servirá como base para ditar o orçamento da remessa.

Como utilizar um sistema para cálculo de cubagem?

Muitas empresas estão acostumadas com suas operações em planilhas e apontamentos, sem o controle apropriado para tomadas de decisões inteligentes.

Esse cenário está passando por várias adaptações, principalmente no que se refere à implantação de tecnologia avançada para os processos de transporte e cálculos de cargas.

Esta inovação é importante por otimizar o tempo de execução de tarefas e facilitar na logística e precificação de fretes. Esse sistema de gerenciamento para transportes é chamado de TMS. Essa é uma tecnologia que gera resultados para o segmento de transportes e permite uma gestão completa para um melhor desempenho do negócio.

A seguir, conheça algumas funcionalidades de um TMS:

  • maior autonomia dos colaboradores em execuções de atividades rotineiras;
  • permite o cálculo de frete de forma automatizada;
  • libera lançamentos e controle de viagens e de fretes;
  • funções aprimoradas para o controle de veículos, manutenção e engates;
  • monitoramento do veículo e organização de logística;
  • geração e controle de cadastro etc.

Ser sistema é desenvolvido para agilizar as atividades e manter os dados e informações da empresa em segurança, ao mesmo tempo em que agiliza a execução de todas as operações

A partir dos dados coletados, informações registradas e ações executadas pelo sistema, é possível mensurar a performance operacional, a saúde do negócio e acompanhar de forma mais analítica o seu posicionamento no mercado competitivo.

Para tornar o seu cálculo de cubagem muito mais rápido e preciso, é necessário apostar na inovação e na modernidade. Implantar sistemas completos para o controle e para a gestão de cargas e transporte é fundamental para obter resultados satisfatórios e lucrativos no seu negócio.

Agora que você já sabe como funciona o cálculo de cubagem da mudança e conheceu ferramentas de gerenciamento que agregam valor para todas as operações de transporte, inscreva-se na nossa newsletter e acompanhe todas as inovações desse mercado. Confira nosso material e fique atualizado!