A auditoria logística é um procedimento necessário para as empresas que desejam aperfeiçoar as suas operações de armazenamento, transporte e entrega de mercadorias, tornando esses serviços cada vez mais econômicos e eficientes.

Por meio desta ação, a empresa de logística consegue, de tempos em tempos, identificar custos desnecessários e problemas, muitas vezes invisíveis, que possam comprometer as operações.

Neste artigo vamos entender com mais clareza o que é e para que serve a auditoria logística, quem é o responsável por fazê-la e como as empresas se beneficiam ao contratar serviços de logística que mantenham um controle eficiente das operações. Boa leitura!

Como é feita a auditoria logística?

Auditoria logística é o nome do processo de análise das operações relacionadas ao armazenamento e transporte das mercadorias.

O objetivo desta atividade é examinar detalhadamente todas as etapas da logística, identificando pontos fortes e fracos, ineficiências e oportunidades de melhoria.

A auditoria logística é geralmente dividida em 3 etapas principais:

  • Análise da situação atual;
  • Relatório dos dados observados;
  • Implementação de melhorias.

O procedimento pode ser realizado tanto por agentes internos da empresa quanto por profissionais externos contratados para este fim. A escolha depende das necessidades e recursos da empresa.

LEIA MAIS: O que é um inventário de estoque e como fazê-lo de forma eficaz?

Quem é o responsável por realizar a auditoria logística?

É recomendado que as auditorias logísticas sejam realizadas por equipes especializadas, com profissionais que entendam sobre cadeia de suprimentos, controle de qualidade, logística, vendas e, é claro, auditoria.

4 principais vantagens de contratar empresas que fazem auditoria logística

A empresa que opta por firmar parceria com outra se preocupa em realizar auditorias logísticas com frequência se beneficia de diversas maneiras. Confira agora 4 principais vantagens:

  1. Identificação de possíveis ineficiências

A auditoria logística permite identificar ineficiências e gargalos nos processos logísticos da empresa.

Logo, se a sua empresa conta com um parceiro logístico preocupado em realizar essas análises para conhecer a real situação do serviço, você não vai sofrer com contratempos que podem ser facilmente solucionados.

Com a auditoria logística, as empresas identificam facilmente as áreas de melhoria e, assim, podem implementar medidas corretivas para aumentar a eficiência operacional.

  1. Otimização de custos

Por meio da auditoria logística, é possível identificar oportunidades para reduzir custos operacionais, incluindo a otimização das rotas de transporte, a redução de estoques e a melhoria na gestão de recursos.

Ao implementar essas melhorias, as empresas podem economizar recursos financeiros importantes.

  1. Melhoria na qualidade do serviço

A auditoria logística também ajuda as empresas a melhorarem a qualidade do serviço oferecido aos clientes. Ao identificar pontos fracos nos processos logísticos, é possível implementar medidas para melhorar a precisão na entrega, reduzir variações e garantir a satisfação do consumidor.

  1. Reconhecimento de oportunidades de crescimento

Por meio da auditoria logística, as empresas identificam oportunidades de crescimento e expansão, como novos mercados, otimização da cadeia de suprimentos e melhoria na gestão de estoques.

A parceria com uma empresa preocupada em realizar auditorias logísticas com frequência permite que a empresa aprimore os seus processos logísticos e se torne ainda mais eficiente e competitiva no mercado.

LEIA TAMBÉM: Dicas para otimizar a armazenagem de mercadorias e o transporte

Se você busca uma empresa parceira que realiza auditoria logística com frequência, conte com a Sólida Transporte! Sempre preocupada em oferecer o melhor serviço às empresas parceiras e aos clientes, realiza regularmente auditorias para entender como estão os seus processos de armazenamento e entrega de mercadorias.

Parceira de pequenas, médias e grandes empresas, a Sólida Transporte está pronta para oferecer os serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio. Especializada em distribuição de carga fracionada, a empresa conta ainda com outras soluções, entre elas armazenagem, just in time e cabotagem.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em Goiás, na Grande Goiânia, por isso consegue acessar facilmente principais rotas e rodovias importantes, como capital e interior.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Sólida Transporte entrando em contato pelo telefone (62) 3206-8100 ou pelo e-mail comercial@solidatransporte.com.br.