Independentemente de qual seja o setor, é importante buscar alternativas que contribuam para que o negócio possa contar com um diferencial competitivo em relação à concorrência. Hoje, o público conta com muita facilidade de acesso às informações. Por essa razão, é natural que ele busque por um empreendimento que ofereça um bom atendimento e esteja constantemente atualizado em relação às boas práticas de mercado. Nesse sentido, a inteligência logística se destaca.

Afinal, trata-se especialmente do desenvolvimento de habilidades e competências que possam levar ao mercado uma resposta às suas principais necessidades. Ou seja, vai atuar diretamente em cima das dores e dos objetivos de seu público.

Neste material, apresentaremos mais detalhes sobre o que se trata a inteligência logística e quais são os seus diferenciais, bem como os principais pilares. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a inteligência logística?

Como vimos, a inteligência logística se refere ao desenvolvimento de tópicos que contribuam para trazer ao mercado uma resposta às suas necessidades. Mas não se resume a isso! É por meio dessa prática que há a oportunidade de o negócio proporcionar uma visão mais crítica sobre as mais diferentes funções dentro da empresa, de modo que os processos do negócio naturalmente serão mais otimizados e de acordo com o planejamento estratégico da companhia.

A partir da inteligência logística, o negócio tem a possibilidade de estruturar melhor os processos e as entregas para proporcionar ao cliente prazos mais ágeis, bem como entender quais são os principais custos de diferentes áreas que impactam a saúde financeira do negócio.

Além disso, é possível ter uma visão mais crítica de todos os processos e funções da empresa, de modo que os planos de ação possam ser desenhados de acordo com as necessidades da organização e com os gargalos identificados. Também há a oportunidade de criar o perfil do seu consumidor para que as ações sejam voltadas de acordo com a realidade de seu público, o que naturalmente proporcionará um melhor relacionamento com a base de clientes como um todo.

Como funciona a inteligência logística?

Para entendermos o funcionamento da inteligência logística, precisamos analisar quais são os pilares envolvidos nesse conceito. A seguir, trouxemos uma breve explicação.

Visão estratégica de processos

Até pouco tempo atrás, nem todas as áreas de um negócio eram vistas como estratégicas. Existiam aquelas que as gestões identificavam mais como operacionais. Hoje, qualquer setor de um negócio pode (e deve) atuar em direção aos resultados e objetivos macros da organização. Caso contrário, as chances de a companhia não alcançar os seus objetivos aumentam consideravelmente.

Sendo assim, um pilar da inteligência logística é justamente a visão estratégica de processos. Por meio dela, há a possibilidade de mapear todas as atividades executadas na empresa e trazer uma visão geral sobre os recursos destinados para cada finalidade e o retorno que eles trazem ao negócio.

Consequentemente, há a possibilidade de entender os pontos fortes e fracos do negócio, de modo que elabore planos de ação mais precisos voltados para os gargalos e que estude formas de potencializar ainda mais aqueles pontos positivos.

Liderança

Outro ponto que se destaca em qualquer setor, inclusive logístico, é o da liderança. As entregas de uma área e a motivação do time vai depender especialmente da maneira com a qual a gestão lida com as pessoas. Se profissionais são continuamente motivados e engajados a fazerem melhores entregas, naturalmente os processos serão desenvolvidos de forma mais eficaz para que os resultados da organização também sejam mais positivos.

Também se destaca o fato de que uma boa liderança possibilita uma redução do turnover e do absenteísmo na empresa, sendo mais um fator que impacta nos custos da empresa. É preciso sempre levar em consideração que desligar e contratar pessoas gera custos para o negócio, o que pode impactar a saúde financeira.

Por tudo isso, quando se aborda sobre inteligência logística, é fundamental que as áreas desenvolvam habilidades de liderança em diferentes profissionais para que o olhar para as entregas seja mais estratégico e promissor.

Comunicação

Tanto a comunicação interna quanto a externa devem ser enxergadas como prioridade por parte da empresa. Assim, haverá mais transparência com os colaboradores diante todas as decisões tomadas, bem como há mais oportunidades de trazer ao público a mensagem certa sobre a atuação do negócio perante o mercado.

Por isso, é essencial apostar em boas ferramentas para trazer às pessoas um canal que realmente consiga atender às necessidades de apresentar as melhores decisões, bem como entender as plataformas mais utilizadas pelo seu público (e o tom de voz necessário para esse contato) com o intuito de aprimorar o relacionamento com toda a sua base.

Organização logística

Por fim, destaca-se como um pilar da inteligência logística a organização. Independentemente de qual seja a função, é preciso contar com as ferramentas certas para que as informações do negócio estejam concentradas em um único espaço e facilmente identificadas por qualquer colaborador. Dessa forma, todos os dados serão mais bem analisados e, mesmo com a saída de alguns colaboradores, a gestão de conhecimento não se perde.

Como a inteligência logística auxilia a empresa?

A inteligência logística vai auxiliar a empresa com os seguintes tópicos:

  • foco no consumidor, uma vez que a empresa entenderá quais são os objetivos de seu público e como o seu negócio pode contribuir em diferentes frentes para atendê-los;
  • maior eficiência nos processos, justamente pela possibilidade de mapeá-los e de identificar os gargalos existentes em diferentes etapas, o que possibilita a busca contínua de aprimorá-los;
  • otimização do clima organizacional, pois a gestão vai entender os principais pontos de motivação de profissionais e buscar aprimorá-los ao longo da jornada;
  • busca constante por inovação em diferentes frentes;
  • oportunidade de contar com um controle mais preciso sobre as principais informações da empresa.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre o conceito de inteligência logística, seus pilares e demais informações relevantes acerca do assunto. Como podemos perceber, trata-se de um importante conceito que contribui para o diferencial competitivo, e que pode ser ainda mais efetivo com o uso da tecnologia para a gestão da área e para a centralização de dados do negócio.

Se você deseja conhecer um exemplo de tecnologia que contribui para esse cenário, acesse nossa página e tire suas dúvidas!