Em um mercado tão competitivo, você que é transportador, pode estar se perguntando o que fazer para conseguir mais fretes?

Depois da pandemia, com o aumento do uso da internet, a demanda por transportadoras aumentou, mas também aumentou a concorrência, uma vez que a distância entre o contratante e transportadora também “encolheu”. E como competir com empresas maiores e ainda conseguir mais fretes?

Para te ajudar, preparamos dicas que podem ser úteis para que sua transportadora consiga mais fretes, boa leitura!

Tenha presença on-line

A internet é uma ferramenta muito boa se soubermos utilizá-la de maneira adequada. Uma destas maneiras é divulgar o seu negócio. Preparamos algumas dicas para encorajar você a deixar a sua marca mais visível virtualmente. Você pode seguir todas elas ou apenas as que forem mais fáceis de aplicar ou as mais adequadas a sua situação.

Tenha um site

Você pode criar um site para mostrar para possíveis contratantes os serviços da sua empresa e explicar um pouco mais sobre sua transportadora. Acredite, ter um site hoje em dia não é algo complicado, existem diversas plataformas que podem ser utilizadas e vários profissionais que prestam serviços nesta área.

Um site irá te ajudar a ser encontrado no google, aliás, este é outro ponto que precisa ser observado. É importante deixar o seu site adequado para os mecanismos de pesquisa, ou seja, melhorar ele para que quando uma pessoa pesquisar por determinado assunto, possa encontrá-lo nas primeiras posições.

Nós temos um vídeo sobre este assunto em nosso canal no YouTubeconfira abaixo:

Com um exemplo, fica mais fácil de entender. Vamos supor que você preste serviços de transportes de mudanças no estado de São Paulo, você pode criar uma página em seu site falando sobre o serviço de transporte de mudança em São Paulo que a sua transportadora realiza e os diferenciais de sua transportadora.

Basicamente, se seu conteúdo for bom, o google irá apresentar para pessoas que pesquisam por transporte de mudança em São Paulo.

Crie um blog

Pode até parecer uma ideia um pouco ultrapassada começar um blog agora, mas pelo contrário. Devido a diversos fatores como crise econômica e maior acesso à informação, as pessoas pesquisam cada vez mais antes de comprar alguma coisa ou contratar um serviço, e onde elas fazem isso? Na internet, é claro.

Um blog pode ser muito útil para mostrar que você entende de determinado assunto, por exemplo: faz transporte de cargas vivas, ou transporte de produtos perigosos, tem vasta experiência nas estradas do país, enfim, tudo vale para demonstrar para as pessoas que seus serviços são de qualidade.

Assim como o site, um blog não é algo difícil e existem diversas ferramentas que podem te ajudar a construí-lo. Há vários profissionais que prestam o serviço de criação e manutenção de um site ou blog.

Entretanto, um blog exige uma quantidade de posts recorrentes e pode demorar um pouco para que você tenha resultados, mas por outro lado, é um espaço só seu e da sua transportadora, onde você pode usar da maneira que quiser para alcançar seu público.

Redes sociais

Muitas pessoas ao contratar um serviço ou comprar um produto, procuram referências sobre ele nas redes sociais. O motivo é simples, lá, elas podem obter informações e opiniões de outros usuários sobre a mercadoria ou a empresa, ver vídeos falando sobre o assunto ou até tirar dúvidas e interagir diretamente com as marcas.

Além de se aproximar de seu público, ter presença nas redes sociais irá te ajudar a divulgar o seu trabalho e anunciar promoções. E há até aqueles que são mais ousados e expõem mais da rotina da transportadora e os bastidores de seu trabalho, o que pode trazer ainda mais proximidade com o cliente ao estabelecer uma relação de confiança.

Se a opção do site e do blog pareceu uma opção complicada para você, as redes sociais também são um ótimo lugar para divulgar conhecimento, você pode fazer publicações sobre os assuntos que entende e mostrar que tem propriedade ao falar de transportes.

Crie conexões e parcerias

Uma dica valiosa para você, principalmente se está começando agora, é criar conexões. Participe de eventos da sua área, converse com profissionais do ramo.

Outra dica é criar parcerias com outras transportadoras ou com clientes. Uma parceria é diferente de um acordo ou apenas fechar um negócio, pois entende-se que as duas partes envolvidas se unem para que possam prosperar juntas.

Invista em marketing

Profissionais de marketing podem ser seus aliados no momento de ajudar você a divulgar a sua transportadora e consequentemente lhe trazer mais fretes. Existem modelos para vários tipos de bolso, como agências especializadas ou profissionais que trabalham por conta. Cabe a você encontrar aquelas que mais se encaixam a sua necessidade.

Especialização

Se você sente que o mercado e região na qual está atuando é muito concorrida, considere a possibilidade de se especializar no transporte de determinado tipo de mercadoria.

A vantagem do transporte especializado é que ele pode ser oferecido como um serviço profissional para pessoas que procuram agilidade e qualidade do serviço, sendo assim, os valores cobrados podem ser melhores e mais lucrativos.

Outra vantagem que a empresa pode focar em uma frente e economizar recursos em outras áreas, em outras palavras, determinados equipamentos e aparatos necessários para transportar determinado tipo de mercadoria podem não ser mais necessários se a transportadora se especializar em apenas um setor.

É claro que esta decisão cabe ao gestor da empresa ou a pessoa que pode ter o conhecimento para tomar uma decisão tão importante onde devem ser analisadas todas as variáveis para fazer a melhor escolha para a saúde financeira do negócio.

Conte com um sistema para gerenciamento

Os sistemas para gerenciamento de frota, também conhecidos como TMS são excelentes para lhe ajudar a administrar as demandas e organizar a sua empresa. Quanto mais moderno for o software, mas prática será a utilização e as automações que ele pode fazer para facilitar seu trabalho.

Um bom sistema TMS também irá contar com outras tecnologias facilitadoras como o EDI que em tradução literal significa intercâmbio eletrônico de dados e permite a troca de informações entre as empresas de forma fácil e rápida.

Sistema automatizados também podem contar com assistência para envios de pedidos e orçamentos por e-mail diretamente do software. Eles permitem também um maior controle da operação através de relatórios.

Se você acha interessante contratar um sistema TMS para a sua empresa, confira o nosso guia para escolher um bom sistema TMS.