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Transição Energética no Transporte: Desafios e Soluções na COP 28 – Sólida Transporte News
A transição energética no transporte torna-se fundamental para atingir as metas climáticas discutidas na COP 28.
A Conferência das Partes, mais conhecida como COP, desempenha um papel crucial na definição de diretrizes globais para combater as mudanças climáticas.
É onde os países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) se reúnem para discutir estratégias e medidas relacionadas às mudanças climáticas.
Em particular, as discussões sobre a transição energética têm se destacado, ganhando relevância, especialmente no setor de transporte.
Ó setor de transporte desempenha um papel crucial na mobilidade urbana, embora ainda seja responsável por uma parcela significativa das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE).
De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as alterações climáticas têm suas raízes na dependência dos combustíveis fósseis.
A mobilidade elétrica está em ascensão globalmente, inclusive no Brasil, onde os biocombustíveis (etanol, biodiesel e biometano) também desempenham um papel relevante, juntamente com os estudos sobre o uso de hidrogênio na mobilidade.
Apenas em 2019, as fontes fósseis contribuíram com cerca de 80% de todas as emissões de CO2 relacionadas às atividades humanas.
O setor de transportes, isoladamente, foi responsável por 24% das emissões globais no mesmo ano.
Embora tenham ocorrido progressos desde então, é importante reduzir as emissões em todos os setores para manter o planeta dentro do limite de 1,5 °C até o final do século.
O Papel do Transporte na Mudança Climática
Na busca por uma mobilidade livre de emissões, o setor de transporte explora maneiras de expandir o uso de combustíveis renováveis.
Dessa forma, é visada a transição energética e redução da dependência de fontes fósseis, como gasolina e diesel.
A independência dos combustíveis de origem fóssil é vista como um passo crucial para que o setor contribua de forma eficaz para a redução das emissões.
Essa transição representa uma das maiores e mais desafiadoras mudanças que a economia global enfrentará.
Nem todos os países estão igualmente posicionados para descarbonizar ou possuem a governança necessária para impulsionar as reformas e políticas essenciais que aceleram a descarbonização.
Se medidas eficazes não forem adotadas, as projeções indicam que as emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de combustíveis fósseis podem atingir 850 GtCO2 no início da década de 2050.
Portanto, abordar a transição energética no transporte tornou-se uma prioridade essencial nas discussões da COP.
Iniciativas para a Transição Energética no Transporte
Iniciativas voltadas para pesquisa, inovação, engenharia e certificações associadas à descarbonização da indústria automobilística já estão em andamento tanto no Brasil quanto no mundo.
Um esforço conjunto está sendo empreendido para impulsionar a transição energética no setor de transportes, e a pesquisa e desenvolvimento (P&D) desempenham um papel crucial nesse processo.
Veículos elétricos (VEs)
A promoção de veículos elétricos tem sido uma estratégia central para reduzir as emissões no setor de transporte.
Muitos países têm estabelecido metas ambiciosas para a eletrificação de suas frotas, incentivando a fabricação e a aquisição de VEs.
À medida que as tecnologias avançam, mais cidades estão se voltando para essas mudanças e implementando incentivos para impulsionar a mobilidade elétrica.
Além de contribuírem para a redução das emissões, esses veículos também asseguram a diminuição dos níveis de ruído.
Um exemplo nesse cenário, é a cidade de Oslo, na Noruega. Ela já possui uma frota integralmente composta por ônibus elétricos para o transporte público.
Além disso, ela dispõe de uma frota de táxis elétricos e já tem projetos em andamento para a introdução de trens e metrôs elétricos.
Infraestrutura de recarga
Para garantir o sucesso dos VEs, é crucial investir em uma infraestrutura de recarga robusta.
A COP tem destacado a importância de desenvolver uma rede de estações de recarga acessível e eficiente para apoiar a transição para veículos elétricos em larga escala.
Biocombustíveis e hidrogênio
Além dos VEs, os biocombustíveis e o hidrogênio têm emergido como alternativas promissoras.
A COP tem promovido discussões sobre o desenvolvimento de tecnologias e políticas que incentivem o uso dessas fontes de energia mais limpas no transporte.
Quando se trata do hidrogênio como fonte de energia para veículos, as perspectivas são bastante positivas, especialmente no contexto do transporte de cargas.
O hidrogênio, em conjunto com o gás, tem o potencial de extrair energia do sistema elétrico, substituindo assim os combustíveis fósseis, como diesel e querosene, especialmente em situações de transporte pesado, como caminhões de carga e ônibus urbanos, onde o uso exclusivo de baterias não é suficiente (nem economicamente viável).
A principal vantagem do hidrogênio está em sua elevada eficiência. Ao integrar uma célula a combustível de hidrogênio com uma bateria, a eficiência, que anteriormente era de 30%, pode aumentar para 60%.
Esse é um dos indicadores que fortalecem a perspectiva de que, até 2025, essa aplicação se torne economicamente viável.
Desafios na Transição Energética do Transporte
Custo inicial elevado
A implementação de tecnologias mais limpas, como veículos elétricos, muitas vezes enfrenta barreiras financeiras significativas.
A COP aborda a necessidade de políticas e incentivos que tornem essas tecnologias mais acessíveis para consumidores e empresas.
Infraestrutura insuficiente
A falta de uma infraestrutura de recarga bem desenvolvida pode desacelerar a adoção de veículos elétricos.
Este tema destaca a importância de investir em infraestrutura para garantir uma transição suave.
Resistência a Mudanças
A transição energética no transporte muitas vezes encontra resistência de setores que estão acostumados com modelos tradicionais.
A necessidade de conscientização e educação para superar essa resistência é um dos destaques da COP.
Rumo a um Transporte Sustentável
A COP desempenha um papel crucial na orientação das estratégias globais para enfrentar as mudanças climáticas, e a transição energética no transporte é uma parte vital dessa equação.
À medida que as discussões continuam, é fundamental que os países se comprometam com a implementação efetiva de medidas sustentáveis para garantir um futuro mais limpo e sustentável para o setor de transporte global.
A colaboração internacional e a ação coletiva são essenciais para alcançar os objetivos estabelecidos pela COP e moldar um futuro mais verde para todos.