Ao ouvir o termo torre de controle, você pode lembrar daquelas torres que ficam próximas dos aeroportos para fiscalizar os voos e fluxo de aeronaves.

Entretanto, a torre de controle logístico se refere ao monitoramento em tempo real de veículos, cargas e outras informações relativas ao transporte de mercadorias.

Neste texto, reunimos informações sobre esta ferramenta e principalmente por que ela é importante até mesmo para pequenas transportadoras.

O que é torre de controle logístico?

UM torre de controle logístico é uma espécie de central de operações que monitora e gerencia todas as atividades logísticas de uma empresa.

Essa “torre” funciona como de centro de comando que utiliza tecnologias diversas, como sistemas de gestão de transporte (TMS), monitoramento de cargas, e análise de dados, para garantir a eficiência, a visibilidade e o controle sobre toda a operação de transporte.

Qual é a diferença entre torre de controle logístico e central de monitoramento?

Por outro lado, a central de monitoramento tem um foco mais específico em supervisionar operações, garantindo a segurança e a execução correta dos processos logísticos. Sua atuação é mais reativa, respondendo a incidentes conforme ocorrem, com ênfase em resolver problemas imediatos e manter a integridade das operações.

A central de monitoramento é muito utilizada para cargas valiosas ou perigosas, onde é necessário realizar um acompanhamento mais de perto para garantir, principalmente, a segurança do veículo das mercadorias.

Como mencionado acima, torre de controle logístico é uma central estratégica que não só monitora as operações, mas também auxilia nas decisões para otimizar toda a cadeia logística.

Quais as funcionalidades de torre de controle logística para pequenas empresas?

Uma coisa boa que a tecnologia proporcionou é que até empresas pequenas podem se beneficiar de uma torre de controle logístico, juntando algumas ferramentas de forma interligadas para que juntas forneçam as funções e as informações necessárias para gestão logística.

Para pequenas transportadoras que desejam montar uma torre de controle, existem diversas ferramentas acessíveis que podem ajudar a gerenciar e otimizar as operações logísticas. Aqui estão algumas das principais:

Sistemas de Gestão de Transporte (TMS)

Automatizam e gerenciam o processo de transporte, incluindo os fretes, a disponibilidade de veículos, e o monitoramento de entregas. Uma boa opção é o Bsoft TMS.

Softwares de Gestão de Frota

Auxiliam no controle e manutenção dos veículos, além de monitorar o consumo de combustível e o comportamento dos motoristas. Essa função já vem embutida na maioria dos sistemas TMS.

Sistemas de Monitoramento de Cargas

Monitoram as entregas com a ajuda de lançamento de ocorrências é possível saber o status da mercadoria, como quando foi entregue ou se ocorreu algum imprevisto. Para isso, existe a solução do Comprovei Cargo.

Plataformas de Comunicação e Colaboração

Facilitam a comunicação entre os diferentes agentes da cadeia logística, como motoristas, despachantes, e clientes. Se você ainda é pequeno, pode usar ferramentas gratuitas como e-mail e Whatsapp.

Aplicativos de Gestão de Documentos

Organizam e digitalizam documentos essenciais, como CTe, MDFe, e comprovantes de entrega, facilitando a gestão e a conformidade com as regulamentações. Um exemplo de sistema que pode ser usado para essa finalidade é o nsdocs.

Essas ferramentas, quando integradas, formam a base de uma torre de controle logístico, permitindo que pequenas transportadoras monitorem, analisem e melhorem suas operações de forma eficiente e acessível.