O planejamento de distribuição é um processo da máxima relevância para que as empresas que atuam no setor logístico sejam bem-sucedidas.

Afinal de contas, ficar com itens parados no estoque não é saudável para o negócio. Da mesma forma, não é saudável ficar sem os itens necessários para atender às demandas do público.

Neste artigo, vamos falar sobre planejamento de distribuição. Veja em que consiste essa prática e qual é a sua importância para o negócio!

O que é planejamento de distribuição?

O planejamento de distribuição é um método que se aplica objetivando alcançar o equilíbrio entre os itens disponíveis no estoque e as demandas dos consumidores.

O método também é conhecido pela sigla DRP (Distribution Requirements Planning), sendo comum nos centros de distribuição no controle de estoque, pois assim é possível enviar a quantidade certa de produtos aos PVs (pontos de venda).

É um processo que não pode faltar no gerenciamento das operações de logística, pois evita transtornos de ruptura nas etapas e contribui para melhorar os serviços de venda.

Para que serve o planejamento de distribuição?

O DPR serve para garantir o alinhamento da distribuição, a organização dos processos logísticos e a otimização das entregas.

Quando o DPR é bem aplicado, o gestor controla a disponibilidade do estoque no ponto de venda conforme a quantidade de compras.

Consequentemente, obtém-se equilíbrio entre consumo e estocagem, evitando duas situações extremas que são prejudiciais para o negócio:

  • excesso de produtos sem movimentação no estoque;
  • carência de produtos para suprir as demandas dos compradores.

Obter equilíbrio é importante para a manutenção da saúde financeira do negócio, prevenindo ainda a perda de clientes e de lucros.

Qual é a importância do planejamento de distribuição?

O planejamento de distribuição evita problemas de ruptura de estoque, que podem afastar os consumidores e diminuir as vendas.

O planejamento favorece, não apenas a gestão de estoque, mas os processos da cadeia de suprimentos, assegurando um fluxo organizado e eficiente. Veja alguns motivos e vantagens que revelam a grande importância do planejamento de distribuição para a logística:

Eficiência operacional

A empresa consegue melhor eficiência operacional porque desenvolve processos mais definidos, integrados e organizados.

O planejamento de distribuição considera o efetivo consumo, definindo um controle personalizado que satisfaz às suas necessidades.

O gestor consegue desenvolver ações mais acertadas, focadas na otimização do giro de estoque e na diminuição de erros durante as etapas logísticas.

Praticando o que foi definido no planejamento, a empresa melhora alguns indicadores de desempenho, como: eficiência da cadeia de suprimentos; qualidade no atendimento; prazo de entrega e gastos com armazenamento e transporte.

Otimização de rotas

O transporte decargas também se beneficia com o DPR. Ao analisar quais são as necessidades do ponto de venda, o gestor logístico pode aprimorar as rotas de entrega, escolhendo trajetos mais curtos, econômicos e seguros, especialmente para lugares com maior demanda.

Melhor visibilidade dos processos

A gestão da distribuição esclarece quais são as etapas necessárias para que a mercadoria que chega ao cliente esteja em boas condições e seja entregue no prazo.

O planejamento de distribuição permite o mapeamento dos processos, a identificação de pontos de melhoria e o desenvolvimento estratégico.

O controle também facilita o monitoramento das operações e uma efetiva análise dos resultados, o que ajuda na tomada de decisões.

A avaliação de desempenho do negócio é essencial para melhorar a qualidade do negócio e para a captação de clientes.

Estoques menores

Muitas pessoas se preocupam com a falta de itens armazenados. Porém, estoques parados, sem saída, podem ser muito prejudiciais ao negócio. Estoques com excesso de itens podem causar:

  • despesas mais altas com a manutenção;
  • perda de itens por danos ou vencimento;
  • redução do capital de giro.

Daí a necessidade de atingir um equilíbrio. E, para alcançar esse equilíbrio, o DPR é uma ferramenta valiosa. Durante o planejamento, é possível avaliar as demandas da empresa.

Dessa forma, o gestor identifica o total de produtos necessários para cada PV, definindo quando a reposição será feita. Consequentemente, o estoque é diminuído com equilíbrio, evitando as duas situações desagradáveis já citadas: excesso ou carência de produtos.

Economia de custos

As ações de melhorias sempre procuram a melhoria dos processos e a redução de custos. O planejamento de distribuição permite economizar em muitas despesas, inclusive com a manutenção de estoque e com os prejuízos resultantes da perda de itens por baixa demanda.

Evitam-se também transtornos com o transporte e a entrega da carga, incluindo atrasos e danos decorrentes de um processo mal feito.

Dados mostraram que, no mínimo, 30% das compras feitas pela internet são devolvidas. O envio de itens danificados está entre os motivos principais da devolução (20%).

Isso gera custos extras para o negócio, sem contar a insatisfação do público e a perda de vendas futuras e as referências negativas.

Mais rentabilidade

Quando o planejamento define fluxos organizados de processos, isso melhora a qualidade da operação e a rentabilidade dos serviços.

É uma consequência da eficiência dos processos, que se reflete nos níveis de atendimento e de satisfação do cliente.

Cabe ressaltar que, diante de uma operação bem definida, existe a possibilidade de aproveitar o tempo e o dinheiro em outras tarefas que ajudarão a impulsionar o negócio.

Competitividade

A competitividade é necessária para manter um bom posicionamento no mercado e atrair clientes. Contudo, isso é mais complicado quando não há organização de processos internos.

O DPR facilita a organização de todas as etapas, que são estruturadas adequadamente. Ele também mantém o equilíbrio entre a demanda e a oferta disponível no estoque.

Clientes fidelizados

Garantir uma boa experiência de compra é fundamental para fidelizar clientes. A fidelização é um dos pilares para aumento da rentabilidade.

A experiência envolve diferentes etapas, como separação do pedido, entrega do produto e atendimento pós-venda.

O planejamento de distribuição ajuda, dessa forma, tanto para captar clientes quanto para fidelizar os consumidores que já estão na base de clientes do estabelecimento.

Finalmente, para terminar nosso artigo, apresentaremos as principais etapas para efetivar o planejamento de distribuição em sua empresa: levantamento de dados, desenvolvimento de um plano de ação e definição de estratégias que serão aplicadas. A tecnologia oferece soluções para otimizar a gestão logística, como softwares que centralizam as informações e otimizam a coleta de dados e a análise de demandas.

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