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Como são os processos logísticos de um marketplace?
Os processos logísticos de um Mercado têm papel fundamental na eficiência e no sucesso desse modelo de negócio cada vez mais popular.
Mas, afinal, o que é um marketplace? Ele difere muito de uma loja virtual? Como funcionam os processos logísticos neste tipo de negócio?
Marketplace: o que é?
O marketplace é uma plataforma de e-commerce que reúne diversos vendedores e lojas em um único ambiente de vendas.
Podemos pensar no marketplace como um shopping virtual, onde os consumidores podem encontrar uma grande variedade de produtos e serviços oferecidos por diferentes fornecedores. Tudo isso sem sair de casa.
O marketplace é diferente de uma loja virtual?
A loja virtual é um modelo de negócio em que uma única marca ou empresa é responsável pela venda e entrega dos produtos e/ou serviços.
Ela pode ser operada de forma independente, com a marca tendo total controle sobre a plataforma de vendas, o estoque, a logística e o atendimento ao cliente.
Já o marketplace é uma plataforma que conecta diversos vendedores e lojas em um único ambiente de vendas. O espaço coletivo funciona como intermediário entre os vendedores e os consumidores, facilitando as transações e fornecendo serviços de pagamento e logística.
Uma das principais diferenças entre o marketplace e a loja virtual é a variedade de produtos disponíveis.
Como funcionam os processos logísticos dentro do marketplace?
Os processos logísticos de um marketplace são essenciais para garantir que a entrega dos produtos e o gerenciamento do estoque sejam realizados de forma correta e eficiente.
Para evitar problemas logísticos, contudo, é necessário estar atento a alguns aspectos:
Aquisição de produtos
No marketplace os vendedores são responsáveis por disponibilizar os produtos na plataforma. São eles (ou os profissionais de marketing e comunicação) que cadastram as ofertas, incluindo informações detalhadas sobre os produtos. A partir daí a equipe de entrega do marketplace avalia e aprova as ofertas antes que elas sejam disponibilizadas aos consumidores.
Logística de armazenamento
Uma vez que as ofertas são aprovadas, os produtos são enviados aos centros de distribuição do marketplace. Esses locais protegidos atuam como pontos de armazenamento e gerenciamento de estoque. Os produtos são recebidos, selecionados e catalogados.
LEIA MAIS: Tipos de armazenagem para e-commerce
Gerenciamento de estoque
O marketplace deve realizar um controle eficiente do estoque para garantir que haja disponibilidade dos produtos anunciados.
Embalagem e preparação para envio
Quando um pedido é realizado, o marketplace notifica o vendedor responsável pelo produto. Este, então, é então encarregado de embalar a mercadoria de forma segura e adequada para o transporte.
LEIA TAMBÉM: Embalagem na logística: como escolher a mais adequada?
Transporte e entrega
Após embalar a mercadoria, o marketplace coordena a coleta com as empresas de transporte parceiras, responsáveis pela distribuição dos produtos aos consumidores finais. O marketplace acompanha o status dos envios e fornece informações de rastreamento aos consumidores.
Atendimento ao consumidor
O marketplace deve fornecer suporte e atendimento eficiente ao cliente durante todo o processo de logística. Isso inclui responder perguntas, solucionar problemas relacionados à entrega, trocas e devoluções, bem como lidar com reclamações e garantir a satisfação dos consumidores.
CONTINUAR LENDO: Distribuição fracionada para e-commerces é a melhor solução?
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